quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FOLCLORE, SABEDORIA POPULAR

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM DINO GADELHA
LIMOEIRO DO NORTE / 2011

PROFESSORA: MARIA AUDILENE DE LIMA
2º ANO

FOLCLORE, SABEDORIA POPULAR

Justificativa

O Projeto folclore, Sabedoria Popular pretende ensinar os alunos a gostarem do Folclore. Desenvolver o conhecimento das expressões culturais do povo brasileiro e colaborar para preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro.
O Brasil, com toda a sua diversidade racial, também possui ampla variedade cultural. Devido a esta origem pluriétnica, o Folclore é muito rico, em especial na Região Nordeste, local da chegada dos colonizadores portugueses, e foco dos maiores encontros raciais: indígena, afro-descendente e europeu.
Dentre os elementos integrantes da cultura nordestina, podemos destacar a dança, religião, literatura, comidas típicas, etc.
As lendas e mitos resultam do imaginário popular histórias que são contadas pelos antigos e são capazes de despertar medo e curiosidade ao mesmo tempo. As cidades interioranas do Brasil apresentam um forte folclore, que conseguiram dar origem as festas populares.
É importante ressaltar que mito e lenda não possuem o mesmo significado, o primeiro termo se refere a uma estória popular transmitida de uma geração para outra, já o segundo se refere a uma narrativa com recursos simbólicos originados na antiguidade. Gostar do Folclore é gostar do seu semelhante; apreciar as artes e técnicas populares; respeitar os diferentes usos e costumes.


Objetivos

·       Incentivar aos alunos o valor do Folclore para o conhecimento da História; o valor cívico o respeito as nossas tradições.
·       Promover a integração entre alunos e professores como a participação da família, caracterizando o folclore brasileiro.
·       Despertar o interesse pela nossa cultura nordestina.
·       Desenvolver um processo educativo para que o aluno se aproprie desse saber.



Metodologia

Salada cultural: Agendar um dia para realizar um banquete com os alimentos que contêm um pouco da história de cada um. Nesse dia os alunos podem ensinar musicas e brincadeiras e contar casos pitorescos sobre avós, tios etc.
Vitrina cultural: organizar uma exposição com objetos que remetam a origem de cada família. Os alunos deverão fazer cartazes, trazer fotografias, músicas e etc.
Balaio do povo: os alunos devem realizar uma pesquisa como os folcloristas, saindo para coletar dados. As informações obtidas em casa, com parentes e amigos, e na escola, devem ser anotadas antes de ir para o balaio. Exemplo do que colocar dentro dele: PROVÉRBIOS, SIMPATIAS, SUPERTIÇÕES, DITADOS POPULARES, RECEITAS ...
No dia da Salada Cultural todos participam da abertura do balaio e socializam o que foi recolhido.
Livro de receitas regionais: Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre alguns pratos da cozinha típica de uma determinada região. Depois, montar o “livro de receitas”.
Farmácia popular: Fazer uma exposição de remédios que faz parte da medicina popular. Ex: chás, garrafadas, xaropes, cheiros e defumadores, em banhos, cascas, raízes e folhas.
Apresentação dos alunos: Os alunos irão contar algumas lendas folclóricas e comentar sobre elas. Apresentar danças, comidas, brincadeiras, cantigas de roda.


Avaliação

Avaliar o envolvimento das crianças durante os trabalhos apresentados. Observar se os alunos aprenderam informações relevantes sobre o tema trabalhado.

MOMENTOS DO PROJETO


COISAS QUE FAZEM PARTE DE NOSSO FOLCLORE

 RODA DE CAPOEIRA COM O PROFESSOR JOÃO



TURMA DO 2º ANO A DA PROFESSORA AUDILENE
 COMIDAS TÍPICAS



APRESENTAÇÃO DAS BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

 CRIANÇAS APRESENTANDO BRINCADEIRAS DE RODAS

 PROFESSORA AUDILENE AUTORA DO PROJETO


 SACI



 LEITURA DE TRAVA LÍNGUAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário