terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PROJETO HERÓI DE TODOS OS TEMPOS

PROJETO DE LITERATURA - HERÓI DE TODOS OS TEMPOS



CRIAÇÕES:
 Talvez os heróis e super-heróis sejam tão valorizados por terem o poder de realizar justamente aquilo que não conseguimos no dia-a-dia. Mas e o cidadão comum? Aquele que, anonimamente, trabalha, toma ônibus lotado, paga as contas no final do mês, faz esforços sobre-humanos para simplesmente sobreviver... Será que ele não tem nenhum valor?
Partindo desse ponto de vista, podemos acreditar que todos nós somos capazes de atos de amor, dessa forma estamos exercendo heroísmo. Ainda mais, acreditamos que para ser um herói, é preciso enfrentar perigos, escapar de armadilhas, pensando nisso, nós pessoas “normais” estamos sempre passando por esse tipo de situação no nosso cotidiano, por isso a nosso modo, somos heróis.

OBJETIVO GERAL 

Incentivar à leitura e interpretação de textos verbais e não-verbais como também explorar a imaginação e a criatividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    Motivar o aluno ao tema da unidade – Heróis;
    Desenvolver habilidades de leitura de textos verbais e não-verbais;
   Adquirir o gosto pela leitura;
   Conhecer o mito como gênero e produzir e/ou recriar mitos;
    Ler por prazer;
   Levar os alunos a montar um livro de histórias e uma mostra sobre heróis de todos os tempos.

METODOLOGIA   

Pensando dessa forma, e baseado na Unidade 01 do livro didático adotado pela a escola, foi trabalhado durante os meses de agosto e setembro histórias como os heróis do dia-a-dia, tomemos como exemplo os dois filmes que foram assistidos em sala: Up. Altas Aventuras e A Viagem de Chihiro, o primeiro passado no dia 16 de agosto e o segundo dia 06 de setembro, heróis do mundo contemporâneo como: Batman, Super Homem, Homem Aranha, Bem 10 etc., e os heróis da mitologia grega: as górgonas, o unicórnio, Ulisses, Pandora, etc. Os alunos produziram textos e fizeram ilustrações em cartazes.
Desses textos produzidos, montaram um livro de histórias, em dupla fizeram trabalhos sobre os heróis da mitologia grega, com textos e imagens e confeccionaram cartazes com ilustrações de heróis do mundo contemporâneo.

A CONSTRUÇÃO DO LIVRO: 

1.     Em folhas de papel almaço foram feitos os textos sobre os heróis pesquisados, inclusive dos dois filmes assistidos.
2.     Cada aluno ficou responsável pela a produção de vários textos e depois de produzido o texto, os mesmos digitaram as histórias acrescentando-as ilustrações, podendo ser decoradas com recortes de revistas, imagens da internet ou com desenhos feitos pelo próprio aluno. Lembrando-se de colocar o título das histórias.
3.    Juntar todas as histórias para levar a uma papelaria especializada a fim de colocar um espiral.
4.    Com a orientação da professora, fazer uma votação para escolher o título do livro. Em seguida, colocar o nome dos autores.
5.    O livro será exposto na feira de ciências dia 19 de outubro.
 
VARAL ARTÍSTICO:

Os alunos produziram esse trabalho a partir dos textos pesquisados com a ajuda da professora. A confecção do trabalho começou com a leitura dos textos (mitos), para depois os alunos partirem para a escrita. Dando continuidade ao trabalho, com o simples propósito de deixá-lo mais apresentado, os autores varal artístico, ilustraram-no.
 
EXPOSIÇÃO DE CARTAZES:

Essa atividade foi feita de modo bem espontâneo, pois partiu da atitude dos alunos. Em meio à produção do livro dos heróis, percebi a habilidade de alguns alunos nos desenhos dos que eles estavam fazendo, desse modo, surgiu a ideia de fazer os desenhos desses heróis em cartolinas.


Trabalho realizado com a turma do 7º ano de 2011 da Escola Joaquim Dino Gadelha
Professora: Jacinta Lúcia de Assis Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário