quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FORMANDOS 2010





NOSSO TRANSPORTE ESCOLAR


PROJETO AGRINHO - PROFESSORA AUDILENE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
DA ESCOLA À COMUNIDADE
JUSTIFICATIVA
Os cuidados com o planeta deve ser uma preocupação de profissionais de todas as esferas, em especial de educadores, no sentido de (re)educar ambientalmente os cidadãos.
No nosso município temos visto que o Rio Jaguaribe está sendo aterrado e tendo seu curso desviado devido a quantidade de lixo colocado dentro dele. Mediante tal situação, o nosso projeto propõe uma discussão de como reduzir o lixo na nossa escola e comunidade.

OBJETIVO GERAL 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Sensibilizar e gerar reflexões individualmente ou em grupo sobre a problemática do lixo, nas formas de coleta e na reciclagem.
Estimular comportamentos responsáveis de produção e destino do lixo, na escola, casa e nos espaços em comum.
Garantir um meio ambiente saudável como um valor inseparável no exercício da cidadania e a boa qualidade de vida.

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura da revista do agrinho, produção de textos, peça teatral, assistir filmes e fazer sínteses dos mesmos, confecção de panfletos, mensagens, folders, convites e cartazes, confecção de uma revista educativa, produção de poesia, produção do jornal do Agrinho .

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Mostrar que a escola tem um papel fundamental de esclarecer, despertar, conscientizar e sensibilizar nas crianças a importância de um meio ambiente sustentável para que seja um futuro cidadão consciente.
A proposta deste tema enfoca uma perspectiva de sensibilizar os nossos alunos e todos os moradores da comunidade, buscando uma sustentabilidade para o meio ambiente.


LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura da revista do agrinho, produção de textos, peça teatral, assistir filmes e fazer sínteses dos mesmos, confecção de panfletos, mensagens, folders, convites e cartazes, confecção de uma revista educativa, produção de poesia, produção do jornal do Agrinho .
 
HISTÓRIA: Leitura do artigo 225 do meio ambiente mural de noticias sobre o meio ambiente.
GEOGRAFIA: Identificar os principais problemas causados pelo lixo na comunidade e no município, aula de campo (entrevistas).
 

INFORMÁTICA: Usar ferramenta para pesquisas e divulgação.
ARTE EDUCAÇÃO: Produção de maquete seleta coletiva do lixo, confecção de brinquedos com material reciclado, construção de jogos educativos e quebra-cabeça.

MURAL DE NOTÍCIAS


LEITURA DA REVISTA DO AGRINHO



IMPLANTAÇÃO DO CESTO DO AGRINHO NO PÁTIO DA ESCOLA



CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS SOBRE O MEIO AMBIENTE



BLUSA DO PROJETO



FOLDER DO PROJETO


ENTREGA DE PLANFETOS  NA COMUNIDADE



ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE OBRAS


ENTREVISTA A RÁDIO VALE DO JAGUARIBE 
LIMOEIRO DO NORTE CEARÁ


PALESTRA COM PAIS E ALUNOS NA ESCOLA SOBRE A RECICLAGEM DO LIXO

 PASSEATA NA COMUNIDADE




FOLCLORE, SABEDORIA POPULAR

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOAQUIM DINO GADELHA
LIMOEIRO DO NORTE / 2011

PROFESSORA: MARIA AUDILENE DE LIMA
2º ANO

FOLCLORE, SABEDORIA POPULAR

Justificativa

O Projeto folclore, Sabedoria Popular pretende ensinar os alunos a gostarem do Folclore. Desenvolver o conhecimento das expressões culturais do povo brasileiro e colaborar para preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro.
O Brasil, com toda a sua diversidade racial, também possui ampla variedade cultural. Devido a esta origem pluriétnica, o Folclore é muito rico, em especial na Região Nordeste, local da chegada dos colonizadores portugueses, e foco dos maiores encontros raciais: indígena, afro-descendente e europeu.
Dentre os elementos integrantes da cultura nordestina, podemos destacar a dança, religião, literatura, comidas típicas, etc.
As lendas e mitos resultam do imaginário popular histórias que são contadas pelos antigos e são capazes de despertar medo e curiosidade ao mesmo tempo. As cidades interioranas do Brasil apresentam um forte folclore, que conseguiram dar origem as festas populares.
É importante ressaltar que mito e lenda não possuem o mesmo significado, o primeiro termo se refere a uma estória popular transmitida de uma geração para outra, já o segundo se refere a uma narrativa com recursos simbólicos originados na antiguidade. Gostar do Folclore é gostar do seu semelhante; apreciar as artes e técnicas populares; respeitar os diferentes usos e costumes.


Objetivos

·       Incentivar aos alunos o valor do Folclore para o conhecimento da História; o valor cívico o respeito as nossas tradições.
·       Promover a integração entre alunos e professores como a participação da família, caracterizando o folclore brasileiro.
·       Despertar o interesse pela nossa cultura nordestina.
·       Desenvolver um processo educativo para que o aluno se aproprie desse saber.



Metodologia

Salada cultural: Agendar um dia para realizar um banquete com os alimentos que contêm um pouco da história de cada um. Nesse dia os alunos podem ensinar musicas e brincadeiras e contar casos pitorescos sobre avós, tios etc.
Vitrina cultural: organizar uma exposição com objetos que remetam a origem de cada família. Os alunos deverão fazer cartazes, trazer fotografias, músicas e etc.
Balaio do povo: os alunos devem realizar uma pesquisa como os folcloristas, saindo para coletar dados. As informações obtidas em casa, com parentes e amigos, e na escola, devem ser anotadas antes de ir para o balaio. Exemplo do que colocar dentro dele: PROVÉRBIOS, SIMPATIAS, SUPERTIÇÕES, DITADOS POPULARES, RECEITAS ...
No dia da Salada Cultural todos participam da abertura do balaio e socializam o que foi recolhido.
Livro de receitas regionais: Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre alguns pratos da cozinha típica de uma determinada região. Depois, montar o “livro de receitas”.
Farmácia popular: Fazer uma exposição de remédios que faz parte da medicina popular. Ex: chás, garrafadas, xaropes, cheiros e defumadores, em banhos, cascas, raízes e folhas.
Apresentação dos alunos: Os alunos irão contar algumas lendas folclóricas e comentar sobre elas. Apresentar danças, comidas, brincadeiras, cantigas de roda.


Avaliação

Avaliar o envolvimento das crianças durante os trabalhos apresentados. Observar se os alunos aprenderam informações relevantes sobre o tema trabalhado.

MOMENTOS DO PROJETO


COISAS QUE FAZEM PARTE DE NOSSO FOLCLORE

 RODA DE CAPOEIRA COM O PROFESSOR JOÃO



TURMA DO 2º ANO A DA PROFESSORA AUDILENE
 COMIDAS TÍPICAS



APRESENTAÇÃO DAS BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

 CRIANÇAS APRESENTANDO BRINCADEIRAS DE RODAS

 PROFESSORA AUDILENE AUTORA DO PROJETO


 SACI



 LEITURA DE TRAVA LÍNGUAS

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROJETO: A "CONTAÇÃO" DE HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA

PROJETO EM SALA DE AULA
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E SUA IMPORTÂNCIA

JUSTIFICATIVA
O tema escolhido é para realizar de letramento a partir da leitura infantil, tem como objetivo resgatar a importância de contar história, com a realização deste projeto inumerar vários pontos-positivos com relação a contação de história, através dela as crianças despertam para para o prazer da leitura, pois atravez das histórias, a criança busca nos livros novos caminhos para aventurar-se.

OBJETIVO GERAL

Resgatar a importância de reconhecer a história e a contribuição que traz para a aquisição da leitura e escrita.

METODOLOGIA

A metodologia do projeto estar dividido em três etapas. A primeira etapa é  arte de contar história, subdividido em três partes.
_ Contar história por que?
_ Que tipos de histórias contar?
_ como contar histórias?
_ Que tipos atrativos utilizar?

A segunda etapa, como deve ser o contador de história sendo subdividido em três partes:
_ Características de um bom contador de histórias;
_ Que artifícios devem usar um contador para aprender a atenção das crinças;
_ A relação entre o contador.

A terceira parte trabalha com as crianças a importância da contação de história para o desenvolvimento da criança e como influênciar no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita e assim a formação de um novo leitor e até mesmo um novo escritor.

MOMENTOS DO PROJETO 













terça-feira, 20 de setembro de 2011

Núcleo de Ciências - Didática da Ciência

PROJETO DO NÚCLEO DE CIÊNCIAS

TEMA: ALFABETIZANDO COM AS CIÊNCIAS
SUB-TEMA: UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS CIENTÍFICAS PARA COMPREENDER A ESCRITA E A FALA



NÚCLEO DE CIÊNCIAS
DITÁTICOS DA CIÊNCIA

PARTICIPANTES:

MARIA ISLANE DA ROCHA LIMA 6º ANO A
TÁCILA DE SOUZA MAIA 6º ANO A
FABRÍCIO JULIANO DE LIMA 6º ANO B
FRANCISCO WALITON DA ROCHA SOUSA 6º B
ANDREZA COELHO DA SILVA 7º ANO
ANTONIA MARA MAIA DE MORAIS 7º ANO
ISMAEL LIMA SILVA 7º ANO
NATHANIELLE DE LIMA COSTA DA SILVA 7º ANO
ANTÔNIA JARDENICE MENEZES SILVA 8º ANO B
ANTÔNIA VANESSA ROCHA LIMA 8º ANO B
FRANCISCO BRUNO ROCHA DE LIMA 8º ANO B
WALLISON DA ROCHA SOUSA 8º ANO B


OBJETIVO

Apresentar ferramentas científicas de estudos para as práticas alfabetizadoras no ensino fundamental, compreendendo a escrita enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos.  Com o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita e fala, proporcionando um aprofundamento teórico sobre o meio ambiente.