terça-feira, 25 de outubro de 2011

SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

E.E.F Joaquim Dino Gadelha – Cabeça Preta
Relatório da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
1º,2º e 3º Ano  Professor : Leandro Márcio Nogueira Moura
Com o intuito de formar cidadãos com aprendizagem significativa bem como conhecimentos que facilitam a vida das pessoas dentro da sociedade em geral como: a consciência da necessidade de preservação do meio ambiente e a importância da  da tecnologia na vida das pessoas foi desenvolvido na E.E.F Joaquim Dino Gadelha como em todo o Brasil, a Semana Nacional de Ciência e tecnologia.
Durante a mesma foram desenvolvidos diversos trabalhos que levavam os alunos a refletirem sobre a atual situação do nosso planeta com respeito às mudanças climáticas e seu impacto no ambiente.
 As atividades começaram a ser desenvolvidas a partir do dia 17/10 onde foi apresentado o folder, o que é a Semana de Ciência e tecnologia, os objetivos e a introdução do porque foi criado esse projeto, através de leitura do texto: Entenda o aquecimento Global, Efeito Estufa, consequências, aumento da temperatura mundial,
degelo das calotas polares, gases poluentes e Protocolo de Kyoto. Com
atividades de interpretação e pesquisa a partir de revistas jornais, internet e roda de conversas e apresentação de slides com imagens e textos sobre as mudanças climáticas para aprofundar melhor.
Dando sequência, no dia 18/10 as turmas se reuniram para assistir o filme Happy Feet o pinguim que destaca as causa do derretimento das calotas polares ocorrendo uma falta de habitat de algumas espécies de animais. Depois foi realizado um debate com as turmas com uma produção textual através de imagens relacionadas ao  filme e ilustrações .
Já no dia 19/10, foi realizado a VI feira de ciências do colégio onde foram expostos trabalhos e experimentos dos alunos.
No dia 20/10 foram realizado produções textuais, acróstico, poesias, desenhos e colagem que foram desenvolvidos em grupo e individual, além de cartazes e uma sequencia de vídeos que retratava as catástrofes naturais.
Por fim no dia 21/10, as turmas foram mais uma vez reunidas para discutir um pouco mais sobre o que eram mudanças climáticas, causas e efeitos no planeta Terra, foram apresentado slides com imagens, vídeos e músicas. Por fim, reunimos todos os trabalhos realizados durante a semana e apresentamos para a turma, finalizando com a fixação dos trabalhos nas paredes da sala para que todos pudessem partilhar nossos méritos e nossas idéias.






                                                                        







 


DATA

 HORÁRIO

EVENTOS

17/10/11
7:00 ÀS 11:00
13:00 ÀS 17:00
SEGUNDA
Estudo de textos: Entenda o aquecimento Global, Efeito Estufa, consequências, aumento da temperatura mundial,
degelo das calotas polares, gases poluentes e Protocolo de Kyoto.
Atividades de interpretação e pesquisa a partir do texto

18/10/11
7:00 ÀS 11:00
13:00 ÀS 17:00
TERÇA
Filme:  happy Feet o pinguim
Debates sobre o filme
Produção de texto, ilustração do filme e cartazes.


19/10/11
7:00 ÀS 11:00
13:00 ÀS 17:00
QUARTA
Feira de Ciências do colégio e exposição dos trabalhos realizados na Semana de Ciência e Tecnologia.


20/10/11
7:00 ÀS 11:00
13:00 ÀS 17:00
QUINTA
Vídeos sobre desmatamento, queimadas, mudanças climáticas com debates em sala de aula.
Atividades diversas com pesquisas, interpretações, recortes de imagens e colagem.

21/10/11
7:00 ÀS 11:00
13:00 ÀS 17:00
SEXTA
Palestra  com o professor Leandro e Audilene para os alunos de 1º ao 3º ano. TEMA: Você e o meio ambiente. O que estamos fazendo por ele?





CRONOGRAMA DA SEMANA DE 17 A 21 DE OUTUBRO


SEGUNDA DIA 17/10/2011
Estudo de textos: Entenda o aquecimento Global, Efeito Estufa, consequências, aumento da temperatura mundial,
degelo das calotas polares, gases poluentes e Protocolo de Kyoto.
Atividades de interpretação e pesquisa a partir do texto.
TEXTOS TRABALHADO
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil, o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo. O que pode estar provocando tudo isso?
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global.
Consequências do aquecimento global:
-
         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares.
-
         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas.
-
         Aumento de furacões, tufões e ciclones.                                                                                       -         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com as ondas de calor.
Protocolo de Kyoto
Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os
Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
TERÇA DIA 18/10/2011
Filme:  Happy Feet o pinguim
Debates sobre o filme
Produção de texto, ilustração do filme e cartazes.

ENSINO FUNDAMENTAL II
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNC7T), DURANTE O PERÍODO DE 17 A 21 DE OUTUBRO DE 2011.

A Semana Nacional de ciência e tecnologia (SNC&T), na nossa escola seguiu o cronograma apresentado à Secretaria de Educação Básica do Município. Sendo as atividades organizadamente executadas com responsabilidade e empolgação, cada dia destinado a uma atividade planejada pelos professores em conjunto.
Na segunda-feira dia 17/10/11, organizamos os alunos para abordar os conteúdos pertinentes ao tema, Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos, numa palestra ministrada pelos professores dos alunos, através do data show, enfocando, quais os desastres naturais, as geotecnologias utilizadas para prevenir os desastres naturais, educação ambiental e a população.  Havendo debate entre os presentes, com indagações e questionamentos.
Na terça-feira dia 18/10/11, no período da manhã, os alunos assistiram o filme 10.5, Apocalypse: o dia em que a terra não agüentou. Em seguida foi passado um questionário a ser respondido. No período da tarde, foi ministrada a palestra Educação Ambiental e o Problema com o Lixo, pela Dra. professora  Ana Raque de Oliveira Mano.  Dando continuidade com uma avaliação diagnóstica da palestra, em forma de questionário respondido pelos alunos.
Na quarta-feira, dia 19/10/11, realizamos a Feira de Ciências no colégio, com experimentação do 4º ao 8º ano. Os alunos realizaram seus experimentos repassando para os visitantes seus conhecimentos.
Na quinta-feira, dia 20/10/2011, os alunos dos turnos manhã e tarde foram agraciados com uma aula de campo para conhecer a Estação de Tratamento da água (ETA), juntamente com os professores e a coordenadora do colégio. Lá eles conheceram os trabalhos que são realizados, identificando as etapas de tratamento d’água, os locais que captam a água e para onde vai, entre outras questões abordadas pelo professor. Em sala os alunos tiveram a oportunidade de melhor se expressar sobre o que aprenderam na aula de campo, com questionários e debates.
Na sexta-feira, dia 21/10/11, chegou o momento da conclusão e a culminância das atividades realizadas durante a semana. Nesta semana conseguimos fazer com que os alunos desfrutassem do conhecimento de forma diversificada em contato com diferentes situações, como palestras, passeios e feira de ciências, com momentos para apresentarem seus trabalhos.
Em anexo estarão fotos sobre cada momento trabalhado, e as atividades realizadas pelos alunos.

TRABALHOS REALIZADOS















domingo, 23 de outubro de 2011

BAZAR NA ESCOLA






ANIVERSÁRIO DO DIRETOR ARISTIDES

A Alegria brilha nos olhos de quem sabe curtir

A emoção de simplesmente viver.

Viva com disposição e entusiasmo,

Fazendo o que gosta e realizando seus sonhos,

Afinal, hoje é seu aniversário,

E você tem direito à tudo hoje!!!!

Para você meus melhores votos de

FELIZ ANIVERSÁRIO DE TODOS QUE FAZEM A ESCOLA JOAQUIM DINO GADELHA








DIA DAS CRIANÇAS







Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança.


A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.

AULAS DE REFORÇO

O QUE É O LUZ DO SABER?

O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.
Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, "Escrever", "Karaokê" e o "Professor". O primeiro é composto por 10 atividades que visam a estimular através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolver as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.







sexta-feira, 21 de outubro de 2011