EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
DA ESCOLA À COMUNIDADE
DA ESCOLA À COMUNIDADE
JUSTIFICATIVA
Os cuidados com o planeta deve ser uma preocupação de profissionais de todas as esferas, em especial de educadores, no sentido de (re)educar ambientalmente os cidadãos.
No nosso município temos visto que o Rio Jaguaribe está sendo aterrado e tendo seu curso desviado devido a quantidade de lixo colocado dentro dele. Mediante tal situação, o nosso projeto propõe uma discussão de como reduzir o lixo na nossa escola e comunidade.
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Sensibilizar e gerar reflexões individualmente ou em grupo sobre a problemática do lixo, nas formas de coleta e na reciclagem.
•Estimular comportamentos responsáveis de produção e destino do lixo, na escola, casa e nos espaços em comum.
•Garantir um meio ambiente saudável como um valor inseparável no exercício da cidadania e a boa qualidade de vida.
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura da revista do agrinho, produção de textos, peça teatral, assistir filmes e fazer sínteses dos mesmos, confecção de panfletos, mensagens, folders, convites e cartazes, confecção de uma revista educativa, produção de poesia, produção do jornal do Agrinho .
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Mostrar que a escola tem um papel fundamental de esclarecer, despertar, conscientizar e sensibilizar nas crianças a importância de um meio ambiente sustentável para que seja um futuro cidadão consciente.
A proposta deste tema enfoca uma perspectiva de sensibilizar os nossos alunos e todos os moradores da comunidade, buscando uma sustentabilidade para o meio ambiente.
IMPLANTAÇÃO DO CESTO DO AGRINHO NO PÁTIO DA ESCOLA
CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS SOBRE O MEIO AMBIENTE
LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura da revista do agrinho, produção de textos, peça teatral, assistir filmes e fazer sínteses dos mesmos, confecção de panfletos, mensagens, folders, convites e cartazes, confecção de uma revista educativa, produção de poesia, produção do jornal do Agrinho .
HISTÓRIA: Leitura do artigo 225 do meio ambiente mural de noticias sobre o meio ambiente.
GEOGRAFIA: Identificar os principais problemas causados pelo lixo na comunidade e no município, aula de campo (entrevistas).
INFORMÁTICA: Usar ferramenta para pesquisas e divulgação.
ARTE EDUCAÇÃO: Produção de maquete seleta coletiva do lixo, confecção de brinquedos com material reciclado, construção de jogos educativos e quebra-cabeça.
MURAL DE NOTÍCIAS
LEITURA DA REVISTA DO AGRINHO
IMPLANTAÇÃO DO CESTO DO AGRINHO NO PÁTIO DA ESCOLA
CONFECÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS SOBRE O MEIO AMBIENTE
BLUSA DO PROJETO
FOLDER DO PROJETO
ENTREGA DE PLANFETOS NA COMUNIDADE
ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE OBRAS
ENTREVISTA A RÁDIO VALE DO JAGUARIBE
LIMOEIRO DO NORTE CEARÁ
PALESTRA COM PAIS E ALUNOS NA ESCOLA SOBRE A RECICLAGEM DO LIXO
PASSEATA NA COMUNIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário