REFORÇO ESCOLAR
DESENVOLVENDO A LEITURA E ESCRITA ATRAVEZ DO LÚDICO E DA TECNOLOGIA
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- JUSTIFICATIVA
3- OBJETIVOS
4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5- METODOLOGIA
6- RECURSOS
7- BIBLIOGRAFIA
1 – INTRODUÇÃO
“A educação é direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988)
Percebemos em dias atuais que a tarefa principal da escola e o ato de ensinar a leitura e escrita de seus alunos, porém ressaltamos que para isso o professor precisa ir mais além do que é oferecido em sala de aula por nem sempre o que nós professores fazemos em sala de aula é o suficiente para que o aluno compreenda e assim assimile os conhecimentos.
Precisamos desenvolver nosso papel de docente de maneira mais eficaz que seja atraente para os alunos ao mesmo tempo em que sintam prazer em aprender.
Grande parte das escolas trabalha somente com textos literários e didáticos e muitas vezes selecionam esses materiais de forma burocrática
Com isso, pretendemos oferecer algo a mais do que já é ofertado em sala de aula, trabalhando a leitura e escrita através de um reforço de forma mais atrativa usando o lúdico como instrumento fundamental complementando os conteúdos de leitura e escrita que são desenvolvidos em sala de aula.
2- JUSTIFICATIVA
O projeto de reforço em Língua Portuguesa justifica-se pela a importância de ser instrumento de apoio didático e pedagógico para suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas a conteúdos de leitura e escrita. No dia a dia da sala de aula nem sempre é possível estar trabalhando individualmente as dificuldades do aluno.
O reforço trata-se, portanto de oportunizar ao aluno e também ao professor situações de ensino-aprendizagem voltadas a cada dificuldade específica daquele aluno. Isto porque o número de alunos a atender é menor; é ainda mais estreita; sem falar que o tempo de trabalho com os alunos é mais bem aproveitado.
A decisão por reforçar conteúdos em Língua Portuguesa justifica-se pelo o fato de que nas avaliações de resultados tem se percebido uma baixo desempenho de alguns alunos tanto em avaliações de realizadas na escola diariamente ou bimestral como em avaliações do SPECE realizada uma vez por ano com os turmas de 2 º Ano.
2 – OBJETIVOS:
A aprendizagem dos alunos e alunas é o objetivo maior do reforço escolar. Ajudar a vencer os obstáculos em sua aprendizagem e favorecer o sucesso na escola e na vida.
Realizar aulas anuais de reforço em Língua Portuguesa para os alunos das turmas de 1 a 5 º ano no contra turno trabalhando conteúdos de leitura e escrita a partir de textos, software e o lúdico.
Complementar os conteúdos estudados em sala de aula para uma melhor aquisição do conhecimento dando exclusividade a leitura e escrita.
METODOLOGIA
O Projeto será desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Joaquim Dino Gadelha na comunidade do Cabeça Preta situada a 11 km do centro da cidade de Limoeiro do Norte.
O reforço escolar será desenvolvido por professores da própria escola com uma jornada que contemple essa ação, engajados na perspectiva de ajudar as crianças a lerem e escreverem fluentemente.
As aulas de reforço serão voltadas principalmente para a leitura e escrita sendo que as mesmas serão desenvolvidas no contra turno em que o aluno estuda regularmente.
Para o desenvolvimento do trabalho, contaremos com gêneros textuais, caixas de jogos com sílabas, rimas, bingo de palavras, palavras dentro de outras, paradidáticos, receitas, anúncios, gibis, jornais, músicas, cruzadinhas, caça palavras, produção de textos, ditado de palavras, frases e a leitura individual e coletiva além de inúmeros jogos didáticos que serão produzidos com materiais de sucatas como boliche de palavras, corridas maluca de palavras, dominó no decorrer do tempo.
Outro método usado será a informática como ferramenta atrativa e estimulante para o aprendizado da leitura e escrita, onde serão desenvolvidas atividades de leitura e escrita através de jogos online, softwares com luz do saber, ciranda da inclusão, a fazenda e outros.
O projeto de reforço será realizado ao longo do ano letivo e diariamente
RECURSOS
· PORTA TEXTOS
· JORNAIS
· REVISTAS
· TARJETAS COM
· FOLHAS
· JOGOS DIDÁTICOS
· COMPUTADOR
· CANETA
· LÁPIS
· PINCEL
· BORRACHA
· CADERNO
· FITA GOMADA
· COLA
· TESOURA
· EVA
· TNT
· APONTADOR
· LIVROS PARA DIDÁTICO
· ALFABETO MÓVEL
· CARTUXOS PARA IMPRESSÃO DE ATIVIDADES
· ESTOJOS PLÁTICOS PARA GUARDAR TARJETAS DE PALAVRAS E FRASES
· LAPÍS DE COR
· CARTOLINA
Parabéns pelo blog!!!
ResponderExcluirEntretanto, há um erro na palavra ATRAVÉS no início do blog. Erros ortográficos em sites educativos são muito mal vistos e gera desconfiança.